consumidor positivo

Consumidor positivo: O que é, como funciona e quais as vantagens?

O Boa Vista SPC é um dos órgãos que realiza registros de restrição de crédito, que indicam o nome sujo de um indivíduo. Ao mesmo tempo, ele também possui o Consumidor Positivo, que diferentemente da primeira ferramenta, é benéfica.

Esse é um conceito que se desenvolveu nos últimos anos. Seu objetivo gira em torno da transformação das relações de consumo, de forma a aumentar a clareza delas, bem como a confiança entre a empresa e o consumidor.

Além disso, o cadastro positivo é muito importante para a concessão de crédito e para o alcance de melhores condições de juros, por exemplo. Assim, não deixe de continuar lendo para conferir mais sobre esse conceito.

consumidor positivo

Quer descobrir qual o cartão de crédito ideal para o seu perfil? Clique e conheça o portal MEU CARTÃO DE CRÉDITO

O que é Consumidor Positivo?

Os órgãos de restrição de crédito como SPC e Serasa recebem notificações de empresas para a negativação do nome. Isso ocorre quando o cliente, que pode ser pessoa física ou jurídica, não cumpre com uma obrigação financeira.

Assim, esses registros indicam que aquele não é um bom pagador ou que, ao menos, possui dívidas com quitação pendente. Note que isso, então, é uma característica negativa, que pode colocar por água abaixo os objetivos de obtenção de crédito.

Por outro lado, esses órgãos também possuem registros que são favoráveis aos clientes. No caso do SPC se trata do Consumidor Positivo. De outro lado, o Serasa trata essa análise pelo nome de Cadastro Positivo.

Embora tenham nomes distintos, ambos programas de destinam ao mesmo fim. Ele nada mais é do que demonstrar quando o cidadão foi um bom pagador. Ou seja, diferentemente da restrição, ele indica dados de todas as contas e compras que um consumidor quitou dentro do prazo de pagamento.

Com isso, tem-se também o desenvolvimento da imagem positiva do cliente. Em outras palavras, esse é um banco de dados que visa demonstrar não apenas o pagamento correto de dívidas, mas também a existência de renda mensal.

Da mesma forma, então, que o registro de restrição de crédito pode impedir um cidadão de obter um financiamento, empréstimo ou cartão de crédito, o Consumidor Positivo ajuda ele a conseguir a ferramenta de crédito que busca.

Como funciona o Consumidor Positivo?

Veja como funcionam os cadastros que registram o cumprimento correto, pelo consumidor, de suas obrigações financeiras. Primeiramente, ele recebe informações das transações que o cliente realiza com as empresas.

A partir de então, todas as vezes que uma das parcelas ou o valor integral tiver a quitação correta dentro do prazo, o sistema informa. Com isso, ele cria um histórico de bom pagador, o que é bastante importante para a concessão de crédito.

Com isso, há a soma de pontos que constituem o score do cidadão. Ele nada mais é do que uma pontuação que pode ser baixa, média ou alta.

Aliás, os registros e pontos do Consumidor Positivo ficam disponíveis sempre ao indivíduo ao qual eles se referem. Da mesma maneira, permitem que empresas de crédito façam pesquisas sobre o número do CPF daquele indivíduo.

Outras pessoas e empresas não podem fazê-lo, sendo que os dados têm sigilo. Ainda, é possível que cada consumidor personalize o seu cadastro, dando permissões para demonstração de algumas informações em detrimento de outras.

Quais são as vantagens do Consumidor Positivo?

As vantagens dos cadastros desse tipo são inúmeras. Primeiramente, porque auxiliam a demonstrar a idoneidade de um consumidor e as suas boas práticas de pagamentos. Isso, então, aumenta suas chances de obtenção de crédito.

De outra forma, o cadastro e os registros do Consumidor Positivo também são bastante interessantes por auxiliar na comprovação de renda. Para isso, considere profissionais autônomos ou pessoas que tenham dependência financeira de terceiros.

Nesses casos a comprovação de renda para obtenção de crédito (seja ele cartão, empréstimo ou cheque especial) pode encontrar dificuldades. Contudo, uma vez que os cadastros registram dados de cumprimento de contas e dívidas, eles também podem comprovar que aquele indivíduo possui renda.

Em resumo, então, são as vantagens desse tipo de cadastro, seja ele do SPC ou do Serasa:

  • Comprove sua renda;
  • Demonstre as condições de quitação de crédito;
  • Aumente suas chances de conseguir cartão de crédito, financiamentos e empréstimos.

Como participar do Consumidor Positivo?

Atualmente a participação e a inscrição de um cidadão ou pessoa jurídica ocorre automaticamente tanto no cadastro do Serasa quanto do SPC. Em outras palavras, não há necessidade de inscrição ou pedido de participação.

Isso ocorreu recentemente com uma alteração de lei. Com ela, então, todos passam a ter registros de histórico de compras. Como consequência, as relações se tornam mais seguras e confiáveis.

Mulher vestindo um suéter casual no fundo pensando preocupada com uma pergunta, preocupada e nervosa com a mão no queixo Foto gratuita

Como melhorar meu score no Consumidor Positivo?

Por fim, trazemos para você algumas dicas de como pode melhorar a sua pontuação nos cadastros como Consumidor Positivo. Confira e não deixe de colocá-las em prática:

  • Pague todas as suas contas em dia;
  • Negocie eventuais dívidas em atraso;
  • Mantenha sempre os seus dados devidamente atualizados perante instituições financeiras e outras empresas.
Consumidor positivo: O que é, como funciona e quais as vantagens?